sexta-feira, 1 de setembro de 2017

A instituição da República Romana (Natalia Silva)

A instituição da República Romana


1.O que causou o descontentamento dos patrícios?

A aproximação dos reis com algumas reivindicações populares e a concentração do poder causaram descontentamento dos patrícios.

2.O que fazia o senado:

a)Na política externa - Somente o Senado poderia autorizar as guerras e alianças com outras cidades.

b)Internamente - Ele preparava as leis, administrava as finanças, zelava pelo respeito ás tradições, decidia sobre o recrutamento militar e escolhia os ditadores em época de crise.

3.O que designava o termo república no sentido mais amplo? Por que Roma era uma república aristocrática?

Em seu sentido mais amplo, república designava a organização política de uma comunidade com vistas a servir ao bem público.
Roma é um caso de República aristocrática, pois apenas os "bem-nascidos" (patrícios), desde o inicio, tinham todos os direitos políticos.

4.Por que os romanos valorizavam a disciplina e a praticidade?

A mobilização constante para a guerra fez com que os romanos valorizassem a disciplina e a praticidade.

5.Como os plebeus conquistaram seus direitos políticos? Como criaram a figura do Tribuno da Plebes?

Ao promover sucessivas revoltas, a partir do século V, os plebeus conquistaram gradualmente seus direitos políticos. Em 494 a.C., após a revolta do Monte Aventino, quando ameaçaram abandonar a cidade e fundar outra, os plebeus conseguiram criar a figura do Tribuno da Plebes, uma magistratura exclusiva.

6.Explique sobre a Lei das Doze Tábuas.

Por volta de 494 a.C., as primeiras leis escritas foram aprovadas: a Lei das Doze tábuas. Daí em diante, os plebeus conquistaram vários direitos, como o de casar com patrícios (Lei Canuleia) e o de ocupar cargos da magistratura.

7.O que acontecia antes das leis serem escritas?

Até esse período, elas faziam parte da tradição oral e podiam ser interpretadas e manipuladas pelos patrícios, que detinham poder sobre os julgamentos dos litígios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário