sábado, 3 de junho de 2017

O Egito Antigo, Paola Anjos ,Erica Rocha



1-Qual a localização do Egito? O que afirmou o historiador Heródoto? 

 O Egito,localizado no nordeste do continente africano, constitui-se em uma das mais importantes sociedades surgidas no Neolítico.
Certa vez, em visita no país, o historiador grego Heródoto afirmou:" O Egito é um presente do Nilo".

2- O que eram os nomos? Como as pessoas viviam?

 As primeiras aldeias sedentárias do Egito.
Vivendo da caça, da perca, da criação de aves, cabras e ovelhas e , sobretudo,do cultivo de cereais, linho ,legumes, frutas e verduras, os nomos ocuparam o vale e o Delta do Nilo.

3-O que impôs o aproveitamento das águas do rio Nilo?

 O aproveitamento das águas do rio,desde cedo, impôs aos egípcios a necessidade de se organizarem. Reservatórios e canais de irrigação exigiram o trabalho coletivo,dirigido pelos primeiros chefes das aldeias,Os nomarcas.

4-Realize um resumo de no mínimo 15 linhas do capitulo que pegou.


     O começo da agricultura visto nas páginas precedentes, por suas implicações, constituiu-se num fato tão prodigioso na história da humanidade que alguns autores chegaram a chamá-la de revolução agrícola.Tanto faz que ela tenha surgido primeiro na Mesopotâmia e depois vindo para o Egito, ou que tenha surgido no próprio Egito, de forma autônoma,o fato é que não sabemos bem ao certo como tudo se passou. A teoria é que foi por etapas. No início,a simples coleta. Depois, as primeiras semeaduras,meio ao sabor do acaso. No preparo da colheita,grãos caiam pelo chão. Germinavam perto das casas, formando as primeiras lavouras. Após veio a seleção das espécies mais apropriadas. Instrumentos para limpar o terreno, ceifar e tirar a casca do grão foram os passos seguintes. A cada ciclo de tempo, a partir de meados de julho, uma enchente acontecia. Durante umas doze luas, de julho a setembro, ficava tudo inundado. Dava tempo para que os nutrientes orgânicos, que vinham junto com as águas, se fixassem no solo. Depois disso o rio
voltava ao seu leito normal e não chovia mais. O grão
era semeado onde ficava mais úmido, na beira de
pequenas poças que se formavam nas reentrâncias naturais do terreno. Nessa fase bem remota,acredita-se que a população que vivia nas margens do Nilo era igualitária. A terra pertencia a todos. O trabalho era coletivo. Não existiam chefias.


5-Faça a referência do livro acima.

Sobrenome: Doberstein
Nome: Arnoldo Walter
Título: O EGITO ANTIGO
local: Porto Alegre
Editora: ediPUCRS
Ano: 2010.



6-Recomendar e comentar um livro sobre o antigo Egito. Utilizando o Google livros.

 Nicholson e Watts
Robert e Claire
 O Egito Antigo 
São Paulo  
Loyola
 1996

7-Recomendar um filme ou documentário sobre o Egito Antigo. Usando o YouTube.


Publicado em 3 de fev de 2016
A civilização egípcia se aglutinou em torno de 3 150 a.C.[3] com a unificação política do Alto e Baixo Egito, sob o primeiro faraó (Narmer), e se desenvolveu ao longo dos três milênios seguintes.[4] Sua história desenvolveu-se ao longo de três grandes reinos marcados pela estabilidade política, prosperidade económica e florescimento artístico, separados por períodos de relativa instabilidade conhecidos como Períodos Intermediários. O Antigo Egito atingiu o seu auge durante o Império Novo (ca. 1 550–1 070 a.C.), uma era cosmopolita durante a qual, graças às campanhas militares do faraó Tutmés III, o Egito dominou, uma área que se estendia desde a Núbia, entre a quarta e quinta cataratas do rio Nilo, até ao rio Eufrates,[5] tendo após esta fase entrado em um período de lento declínio. O Egito foi conquistado por uma sucessão de potências estrangeiras neste período final. O governo dos faraós terminou oficialmente em 31 a.C., quando o Egito caiu sob o domínio do Império Romano e se tornou uma província romana, após a derrota da rainha Cleópatra VII na Batalha de Áccio.



sexta-feira, 2 de junho de 2017

Mercantilismo Patrick Santos

 
                                                      Mercantilismo 


 1- Oque é o mercantilismo ?
 2- Escreva explicando sobre o mercantilismo e o: 
 a) Metalismo
 b) Protecionismo 
 c) Balança comercial favorável; 

  A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NOS TRÓPICOS 

 3 - Escreva explicando sobre o pau-brasil e o escambo. Pág. 105.
 4 - Porque foram enviadas expedições guarda-costas ?  Pág. 105.
 5 - 1530. Oque fez Martin Afonso de Souza ? Explique. Pág 105/106.
 6 - Capitânias hereditárias. Como foram divididas e distribuídas ? Pág 106.
 7 -  Oque eram :
  a) As cartas de doação; 
  b) Os forais;  
   

                                     - Respostas : 


 1 -  Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes estados-nacionais

 2 -  Outra tendência do mercantilismo era fortalecer o poder do Estado no exterior, subordinando a atividade econômica a esse objetivo, e interessando-se pela riqueza enquanto servisse como base para isso. O liberalismo considerará a riqueza como preciosa para o indivíduo e, portanto, digna de ser atingida como um fim em si mesmo: se o particular não deve pensar em nada mais senão em enriquecer, é um fato puramente natural e involuntário que a riqueza dos cidadãos contribua para aumentar a riqueza do Estado. Por outro lado, para os mercantilistas, a riqueza privada é simplesmente um meio, e como tal fica subordinado ao Estado e aos seus fins de domínio.

 a) Metalismo, também conhecido como bulionismo, é a ideia de riqueza econômica através da quantificação de metais preciosos. Sua teoria remete ao período da Idade Moderna (séculos XV a XVIII), onde o metal era valorizado como moeda de troca, muitas vezes sendo confundido como moeda ou capital.

 b) Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau.

 c) O esforço era para exportar mais do que importar, desta forma os ingressos de moeda seriam superiores às saídas, deixando em boa situação financeira.

 3 - O Pau-Brasil representou, a príncipio, riqueza mais cobiçada. Presente em grande extenção da costa marítima, a madeira avermelhada era explorada por meio do escambo praticado entre os europeus e grupos nativos, que, em troca de objetos metálicos, tecidos, espelhos e quinquilharias, realizavam o corte e o transporte da madeira.

 4 - Cristóvão Jacques comandou as duas expedições guarda-costas organizadas pela Coroa. A primeira em 1516 e, a segunda, em 1526. 
 Ambas mostraram-se insuficientes para combater o contrabando e a constante ameaça de ocupação estrangeira, diante da vasta extensão do litoral. O historiador brasileiro Capistrano de Abreu ressaltou outra grande dificuldade: as alianças feitas entre os europeus e os indígenas. Os Tupinambás se aliavam, com freqüência, aos franceses e os portugueses tinham ao seu lado os Tupiniquins. E, segundo Capistrano, "durante anos ficou indeciso se o Brasil ficaria pertencendo aos Peró (portugueses) ou aos Mair (franceses)."
  
5 -  Foi enviada a costa brasileira a frente de uma esquadra que, além de defender os territórios e promover incursões a procura de riqueza minerais, visava iniciar o povoamento  da Colônia. 

 6 - Dividindo a extensa costa brasileira em 15 lotes e 14 capitanias, o rei cedeu o governo pessoal e a posse hereditária desses grandes domínios de terra a 12 capitães-donatários, escolhidos entre os membros da pequena nobreza, militares e burocratas, todas com ligação na corte real.

7 -   a) Tratava-se de uma ampla delegação de poderes a particulares, formalizada por documentos chamados de cartas de doação. 
         
         b)  Diplomas de privilégio e direitos ao dízimo das rendas das capitanias, ao quinto dos metais preciosos e ao monopólio de exploração do pau-brasil e das especiarias. 


Martim Afonso de Souza 

       




    





Egito Antigo Israel Vargas e Ederson Bruno

1.Qual a localização do Egito? O que afirmou o historiador Heródoto? Pág. 83


O Egito, localizado no nordeste do continente africano, constitui-se em uma das mais importantes sociedades surgidas no neolítico.

2.O que eram os nomos? Como as pessoas viviam? ? pág. 83


Eles foram as primeiras aldeias sedentárias do Egito.
Vivendo da caça, da pesca, da criação de aves, cabras e ovelhas e, sobretudo,do cultivo de cereais, linho, legumes e verduras, os nomes ocuparam o vale e o delta do nilo.

3.O que impôs o aproveitamento das águas do rio Nilo? Pág. 83 e 84


Impôs aos Egípcios a necessidade de se organizarem.Reservatórios e canais de irrigação exigiram o trabalho coletivo, dirigido pelos primeiros chefes das aldeias.


4.Realize um resumo de no mínimo 15 linhas do capitulo que pegou.


As aldeias que se formaram ao longo do rio Nilo, inicialmente, eram independentes. Nos últimos estágios da “longa marcha dos egípcios rumo à civilização”, mais ou menos entre os anos 3300 e 3100 a.C, ocorreu uma tendência à uma unificação entre elas.
As aldeias do Norte teriam formado um reino e as aldeias do Sul outro. Em meados dos anos 1920-30, o alemão Kurt Sethe38, e outros egiptólogos formularam uma teoria explicativa para essa unificação que ainda é utilizada por muitos. Essa teoria considera que a unificação foi liderada inicialmente pelo Norte.na mitologia egípcia consta a ocorrência de uma luta pelo trono do Egito entre os deuses Hórus e Set. Na narrativa mítica o vitorioso foi Hórus. Como Hórus (posteriormente) foi adotado como o deus da monarquia
interpretou-se, então, que quem primeiro unificou o Egito foi o reino do Norte. Isso teria acontecido porque as aldeias dessa região, em contato mais direto com o Oriente Próximo, teriam se tornado culturalmente mais desenvolvidas que as aldeias do Sul, As típicas tradições culturais do Egito, por conseguinte, teriam se iniciado no Norte e dali se propagado para o Sul. Só depois é que teria ocorrido a unificação definitiva, em sentido contrário, do Sul conquistando o Norte, obra do primeiro faraó, que pode ter usado três nomes: Narmer, Menés e Escorpião. Essa descrição de Kurt Sethe e de seus contemporâneos desfrutou, e ainda desfruta, de uma ampla aceitação.


5- Faça a referência do livro acima.

Doberstein, Arnoldo Walter. Egito Antigo, Porto Alegre, EdipucRS, 2010


6- Recomendar e comentar um livro sobre o antigo Egito. Utilizando o Google livros.


Nicholson, Robert . Egito Antigo, São Paulo, Edições Loyola, 1996


7- Recomendar um filme ou documentário sobre o Egito Antigo. Usando o YouTube.

Esse é um vídeo não muito longo,que conta sobre o Egito antigo; é um Documentário explicativo.





O EGITO ANTIGO - Édio Rogério Martins e Caroline Marchant

1. Qual a localização do Egito? O que afirmou o historiador Herótodo?


A localização do Egito é no Nordeste do continente Africano. O historiador grego Herótodo afirmou: "O Egito é um presente do Nilo".

2. O que era os Nomos? Como as pessoas viviam? 

 As primeiras aldeias sedentárias do Egito. Vivendo da caça, da pesca e de criação de aves, cabras e ovelhas e, sobretudo do cultivo de cereais, linho, legumes, frutas e verduras.

3. O que impôs o aproveitamento das águas do Rio Nilo? 

Desde cedo, impôs aos egípicios a necessidade de se organizarem. Reservatórios e canais de irrigação exigiram o trabalho coletivo.

4. Realize um resumo de no minimo 15 linhas do capitulo que pegou. 


Nesse amplo leque de novas investigações, que estão procurando “descolar” o surgimento da civilização egípcia da Mesopotâmia, estão aquelas que se voltam para um processo histórico ainda mais remoto, relativo ao próprio surgimento da agricultura no vale do Nilo.
Em certo momento desse penumbroso passado, iniciou-se no Egito a seleção e o cultivo de grãos, dando-se início a uma das mais importantes revoluções tecnológicas do alvorecer da humanidade, ou seja, a revolução agrícola. Como isso teria começado? Uma das hipóteses mais tradicionais é aquela que vislumbra o surgimento da agricultura no vale do rio Nilo como tendo sido introduzido por populações vindas do oriente, ou seja, do Crescente Fértil. William Mcneill, como se viu atrás, embora de forma não muito explícita, foi um dos historiadores que se alinhou na tese de que a “irrigação” e o “arado”, entre outros avanços civilizatórios (metalurgia, escrita, veículos de roda, construções monumentais) foram trazidos para o Egito por “navegantes provindos do fundo do Golfo Pérsico (...) contornando a Arábia até o Mar Vermelho” Seu argumento é que os habitantes das margens do Nilo, nunca tiveram a necessidade de inventar a agricultura, pois dispunham de fartura de alimentos. Segundo ele, as margens do Nilo eram abundantes em raízes, assim como em “mamíferos, peixes e aves que podiam ser caçados facilmente”. Os primeiros habitantes das margens, por conseguinte, “não devem ter sofrido grande pressão para mudar seu modo de vida nômade” Na senda das novas investigações que estão em curso nas últimas décadas, que visam apresentar a gênese da civilização egípcia como tendo suas raízes na própria África, estão as pesquisas que vem sendo feitas por um grupo da Universidade La Sapienza, de Roma, chefiado por Bárbara Barich. O local fica no chamado Wadi El-Obeid, no tórrido e inóspito deserto Líbico. 

5. Faça a referência do livro acima. 

Doberstein, Arnoldo Walter. O EGITO ANTIGO, Porto Alegre, ediPUCRS, 2010.

6. Recomendar e comentar um livro sobre o antigo Egito. Utilizando o Google Livros. 

Watts, Claire e Nicholson, Robert. O EGITO ANTIGO, São Paulo, Edições Loyola, 1996.

7. Recomendar um filme ou documentário sobre o Egito Antigo. Usando o YouTube.













O Egito Antigo Douglas Sanguiné André Falcão


1- Qual a localização do Egito?O que afirmou o historiador Heródoto? 

O Egito localizado no nordeste do continente africano, constitui-se em uma das mais importantes sociedades surgidas no Neolítico, o historiador grego Heródoto: ''o Egito é um presente do Nilo''.

2- O que eram os nomos? Como as pessoas viviam? 

Os nomos foram as primeiras aldeias sedentárias do Egito, viviam da caça, da pesca e da criação de aves, cabras, ovelhas e sobretudo, do cultivo de cereais, linho, legumes, frutas e verduras, os nomos ocuparam o vale e o Delta do Nilo.

3- O que impôs o aproveitamento das águas do rio Nilo?

O aproveitamento das águas do rio, desde cedo, impôs aos egípcios a necessidade de se organizarem.

4- Realize um resumo de no mínimo 15 linhas do capitulo que pegou. 
A história do Egito Antigo normalmente é apresentada como sendo dividida em sete grandes períodos,São critérios de natureza politica, Os períodos chamados Dinástico,Reino ou Império são aqueles em que o Egito formou um Estado Unitário, isto é, com um único governante.Os períodos chamados de Intermediários são aqueles em que o poder político esteve dividido,quer dizer, que o Estado não foi unitário. Sobre as denominações dos períodos de governo unitário existem duas tendências principais. O conceito “dinastia”, grosso modo, designa um período de tempo em que o poder real foi exercido por pessoas de um mesmo grupo familiar. Mais precisamente, um período em que a sucessão do trono passou do rei a um herdeiro legítimo, sem solução de continuidade. Esse herdeiro legítimo, de preferência, era um dos filhos varões do soberano com a sua esposa principal. Não precisava ser o primogênito. Mas também podia ser um filho do faraó com uma esposa secundária. Ou até mesmo uma filha mulher que, nesse caso, normalmente se casava com um meio irmão, filho do faraó com uma de suas esposas secundárias. Sobre as dinastias que formaram cada um dos períodos também não há consenso. O mesmo ocorre com as denominações. 

5- Faça a referência do livro acima. 

Doberstein, Arnoldo Walter. O Egito Antigo, Porto Alegre, ediPUCRS, 2010

6- Recomendar e comentar um livro sobre o antigo Egito. Utilizando o Google livros.

Funari, Raquel dos Santos. O Egito Antigo, São Paulo, Annamblume, 2006




7- Recomendar um filme ou documentário sobre o Egito Antigo. Usando o YouTube.




Um vídeo sobre o Egito Antigo (Documentário)

Comentário: Um vídeo bem explicativo e de muita coerência 

O Egito Antigo Thalyta e Tais

1) Qual a localização do Egito? O que afirmou o historiador Heródoto? Pág: 83

O Egito se localiza no Nordeste do continente Áfricano.

2) O que eram os nomos? Como as pessoas viviam? Pág: 83

Assim, surgiu os Nomos, as primeiras aldeias sedentárias do Egito. Viviam de caça, pesca, da criação de aves, cabras e ovelhas e, sobretudo, do cultivo de cereais, linho, legumes e frutas e verduras.

3) O que impôs o aproveitamento das águas do rio Nilo? Pág: 83 e 84

O aproveitamento das águas do rio, desde cedo, impôs aos egipcíos a necessidade de se organizarem. Reservatórios e canais de irrigação exigiram o trabalho coletivo, dirigido pelos primeiros chefes das aldeias, os nomarcas.

4) Realize um resumo de no mínimo 15 linhas do capitulo que pegou.


Como se viu atrás, a emergência da civilização
egípcia completou-se por volta de 3100 a.C., com
a unificação do Estado. Mas, antes disso, outras
ocorrências especiais prepararam essa emergência.
Primeiro foi a revolução agrícola (+ ou - 5000 - 4000
a.C.). Depois a consolidação das chefias dirigentes
e da divisão social do trabalho (+ ou - 4000 - 3500
a.C.). Uma das melhores descrições desse período 

Na longa jornada dos egípcios para a civilização
(...) podem ser definidas duas grandes fases. A
primeira é chamada de “o mais antigo período
dinástico” (grifo nosso). Nos fins do período,
por volta de 3600 a.C. (...)
Depois da revolução agrícola e da consolidação
da divisão social do trabalho, com a afirmação das
chefias dirigentes, o fato que mais se destacou na
“longa jornada dos egípcios para a civilização”, de
que fala Aldred, foi a invenção da escrita.
Como a escrita começou a existir no
Egito primitivo? Aqui, como em outros temas, ainda
não se tem consenso. Existem, pelo menos, três
hipóteses:
• A primeira podemos chamar de Hipótese
Setentrional.
 Defende que a escrita veio da Mesopotâmia, pelo norte 
• A segunda podemos chamar de Hipótese
Meridional. Defende que a escrita veio da
Mesopotâmia, só que pelo Sul, contornando a
Península Arábica 
• A terceira podemos chamar de Hipótese Pan-
Africana. Defende uma origem africana para a escrita egípcia 


5) Faça a referência do livro acima.
Doberstein, Arnoldo Walter
O Egito Antigo
Porto Alegre
EdiPUCRS, 2010
6) Recomendar e comentar um livro sobre o antigo Egito. Utilizando o Google livros.
De Faria, José Geraldo
A cidade no Egito antigo: contribuição ao estudo da evolução de cidades através dos tempos
Minas Gerais
Escola de Arquitetura da Universidade de Minas Gerais, 1962


7- Recomendar um filme ou documentário sobre o Egito Antigo. Usando o YouTube.
Filme: Deuses do Egito
Bek (Brenton Thwaites) é um mortal pacato que se considera apenas mais um soldado, e que vive em um Egito ancestral dominado por deuses e forças ocultas. Quando o impiedoso Set (Gerard Butler), deus da escuridão, toma o trono da nação e mergulha a sociedade no caos, o jovem se unirá a outros cidadãos e com o poderoso deus Horus (Nikolaj Coster-Waldau), para formar uma expressiva resistência.

o Deus Horus vive tranquilamente e suas paixões, vaidades e desejos são satisfeitos. Ele está prestes a se tornar o novo rei do Egito, mas o deus SET intervém na cerimônia se auto- proclamando rei ao matar Osiris e retirar os olhos de Horus. Com a ajuda de um ladrão, o mortal Bek. Horus recupera apenas um de seus olhos e inicia uma luta contra o império das trevas de set. Aos poucos ele vai se tornando mais humano e com a ajuda do deus sol Rá ele reconquista seu império e reina junto ao seu povo.