
1-qual a localização da mesopotâmia ? observe no mapa quais as principais cidades dos Sumérios?
Localizada no oriente Médio, entre os rios Tigre e Eufrates, a mesopotâmia (do grego "terra entre rios")foi a área onde hoje está localizado o Iraque, ou seja, entre a Ásia, África e Europa.
As principais cidade de Sumérios foi kish foi a primeira cidade fundada e logo foi seguida pelo surgimento de cidades como Eridu, Nípur, Ur, Uruk e Lagash.
2-Aos poucos o que aprenderam a plantar e criar?
Aos poucos aprenderam a plantar cereais como o trigo, a cevada,e o centeio-e passaram a criar animais de especies gregarias - como a cabra e o carneiro.
3- Como se estabeleceram os sumérios? O que desenvolveram?
se estabeleceram, em casas feitas de tijolos, e construíram canais de irrigação e variados artefatos líticos e cerâmicos .
4- Como surgiu a mais antiga forma de escrita? Como se chamava e era
feita?
a mais antiga forma de escrita conhecida, a cuneiforme,inscrições pictográficas feitas em pequenas tábuas de argila.
5- Como era cada cidade mesopotâmica?
cada cidade era politicamente independente e tinha suas próprias divindades protetoras, representadas por astros e forças da natureza.
6- O que formavam as diversas cidades-estados sumerianas?
as diversas cidades-estados sumerianas formavam sociedades teocráticas,em que o Patesi,o rei -sacerdote,governava em nome dos deuses.
7- Quem eram os semitas? Qual era sua cidade?
Os semitas, um dos primeiros povos a se estabelecer na Mesopotâmia depois do sumérios, eram pastores nômades do deserto que fundaram a cidade de Acad, no curso Médio do Tigre.
8- Resumir em forma de tópicos o texto Zigurate das páginas 59 e 60.
Mínimo 4 frases completas.
o enorme zigurate,melhor exemplo conservado dessa tipica modalidade de construção mesopotâmia foi edificado por Ur-Nammu e concluído por seu filho sucessor , Shulgi (2094-2047)
o zigurate, erguido sobre sua própria plataforma e cercado de muralhas duplas, deve ter sido um impressionante ponto de referencia, ao destacar-se no horizonte a cima das muralhas da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário