1- COMO FOI A MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE 1922?
Semana, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, foi a explosão de idéias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo movimento. Logo na abertura, Manuel Bandeira, ao recitar seu poema Os sapos, foi desaprovado pela platéia através de muitas vaias e gritos.
2- QUAIS ERAM OS OBJETIVOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA ?
O objetivo da Semana da Arte Moderna era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922.
Representou uma verdadeira renovação da linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora e na ruptura com o passado. O evento marcou época ao apresentar novas idéias e conceitos artísticos. A nova poesia através da declamação. A nova música por meio de concertos. A nova arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura. O adjetivo "novo", marcando todas estas manifestações, propunha algo a ser recebido com curiosidade ou interesse.
3- QUAIS FORAM AS REAÇÕES DA SOCIEDADE AO EVENTO?
No evento, havia um grupo que lutava contra os valores estéticos conservadores e não aceitava a submissão às propostas oriundas da Europa. Esse grupo atacava ferozmente os hábitos de vários brasileiros, principalmente da burguesia urbana, que eram fascinados pela moda, pelos hábitos e diversões do Velho Continente. De fato, colocavam em xeque a ideia de que o Brasil precisava “copiar” o modelo civilizatório europeu para que o país tivesse condições de superar seus problemas e “atrasos”.
4- QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS ARTISTAS MODERNISTA?
5- COM UM TEXTO EXPLICATIVO, INSERIR OBRAS DE ARTE:
A) tarslia do Amaral
A artista sempre gostou da arte e era perfeccionista. Seu primeiro quadro ainda na época em que estudava, foi chamado de Sagrado Coração de Jesus. Ela utilizou várias técnicas e seguiu muitas tendências como o impressionismo, o cubismo e o modernismo. Tarsila sempre teve muita personalidade e queria ser reconhecida em seu país como uma pintora bem sucedida.
Cubismo
Em seus trabalhos, utilizando a técnica cubista, pintava com cores caipiras, fortes e vivas, e usava como temas em suas telas o Brasil rural e urbano e cenas do cotidiano. Era uma forma de retratar na pintura os elementos naturais e humanizados da paisagem de uma maneira que brincava com as formas e cores. A pintura cubista retrata o uso das formas geométricas.
Modernismo
Recém-chegada ao Brasil a pintora ficou encantada com a técnica modernista e passou usá-la abordando em suas obras temas de caráter social e do cotidiano, além de temas como a fauna e a flora brasileira. Vivenciou a fase chamada de antropofágica e uma estética fora dos padrões convencionais.
B)Joao Candido Portinari
Em suas obras, o artista conseguia retratar as questões sociais sem desagradar ao governo de sua época. Como viveu no momento de efervescência do modernismo brasileiro, Portinari se aproxima de suas técnicas, no entanto, sua principal influência será o modernismo europeu - sem deixar de criar uma obra expressivament brasileira em suas temáticas.
Inicialmente, a pintura de Portinari é influenciada pelo espanhol Zuloaga e pelos italianos do século 15, sobretudo Piero della Francesca. Quando foi à Paris, foi extremamente influenciado pela arte obra de Chagall. Em 1931, Portinari faz uma exposição na qual apresenta seus trabalhos fortemente influenciadas pelo movimento muralista mexicano, revelando uma tendência à simplificação. Essa influência fez de sua pintura um importante instrumento de denúncia social. O artista buscou inspiração nas secas do nordeste, a dura realidade de famílias nordestinas e os retirantes, acentuando o sofrimento.
A partir de 1948, Portinari começa a revelar trabalhos mais expressionistas, acentuando as cores em suas pinturas, mas seu estilo é simplificado, influenciado pelo Cubismo, sobretudo por Picasso.
Nas suas pinturas, notamos sua proximidade com o cubismo e o surrealismo, correntes artísticas das vanguardas europeias, além da influência até mesmo dos muralistas mexicanos, especialmente, em seus painéis. No entanto, Portinari não perdeu totalmente sua arte figurativa, que sempre dava um tom também tradicional às suas obras.

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