sexta-feira, 1 de julho de 2016

A SEMANA DE ARTE MODERNA. Daniel Abreu Dos Santos

1- Como foi a manifestação cultural de 1922? Explique.
A Semana de Arte moderna ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. As novasvanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época. A Semana de Arte Moderna se encaixa no contexto da Republica Velha(1889-1930), controlada pelas oligarquias cafeeiras - as famílias quatrocentonas - e pela politica do cafe com leite (1898-1930). O capitalismo crescia no Brasil, consolidando a república e a elite paulista, esta totalmente influenciada pelos padrões estéticos europeus mais tradicionais.
Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o correio Paulistano, órgão do partido governista paulista, em 29 de janeiro de 1922.





2- Quais eram os objetivos da semana de arte moderna?

Representou uma verdadeira renovação da linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora e na ruptura com o passado. O evento marcou época ao apresentar novas idéias e conceitos artísticos. A nova poesia através da declamação. A nova música por meio de concertos. A nova arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura. O adjetivo "novo", marcando todas estas manifestações, propunha algo a ser recebido com curiosidade ou interesse.




3- Quais foram as reações da sociedade ao evento?
 o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época





4- Quais foram os principais artistas, modernistas?


Anita Malfatti (pintora)
Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor)
Victor Brecheret (escultor)
- Wilhelm Haarberg (escultor)
Mario de Andrade (escritor)
Oswald de Andrade (escritor)
- Sérgio Milliet (escritor)
- Plínio Salgado (escritor)
- Menotti del Picchia (escritor)


5- Com texto explicativo, inserir duas obras de arte:


a)Tarsilia do Amaral:



A tela foi pintada por Tarsila em 1928 e oferecida ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade. Os elementos que constam da tela, especialmente a inusitada figura, despertaram em Oswald a ideia de criação do Movimento Antropofágico. O Movimento consistia na deglutição da cultura estrangeira, incorporando-a na realidade brasileira para dar origem a uma nova cultura transformada, moderna e representativa da nossa cultura.

A Negra 1923


A Negra: foi pintada pela artista em 1923, quando estudava arte em uma academia de Paris. Para ela, o quadro era a recordação de sua infância na fazenda, onde as negras - escravas cuidavam das crianças e eram muitas vezes suas amas-secas, como uma espécie de mãe de leite para o bebê quando as suas sinhás não o conseguiam produzir. Fala-se dessa obra que teria sido a obra que já indicava o surgimento da antropofagia na obra de Tarsila. Claramente, na pintura, estão presentes elementos do cubismo ao fundo da tela e a não necessidade de rigor em relação às formas. Em A Negra temos a representação do ambiente tipicamente tropical brasileiro com a folha de bananeira que atravessa o fundo da imagem, a figura central da foto carrega certa tristeza em seus gestos, também situação vivida pelos escravos no Brasil da época

 
b) João Candido Portinari


O lavrador de cafe 1934, Candido Portinari

Nas principais obras de Portinari, encontramos os temas que frequentemente ele visitava em suas pinturas como as questões sociais, a fauna e flora. Com certeza, dentre as suas mais de cinco mil obras, há maior destaque para os painéis Guerra e Paz (1953-1956), que foram presenteados à sede da ONU em 1956, sendo a obra mais expressiva do artista. Também é a obra "O Lavrador de Café", 1939, um dos mais importantes trabalhos da arte brasileira.






A primeira missa no Brasil 1948, Candido Portinari

Também, nessas obras, temos as grandes influências do artista como o cubismo, o surrealismo e até mesmo o muralismo mexicano, além da sua arte figurativa, que valorizava as tradições da pintura. No entanto, utilizou também técnicas das vanguardas modernistas europeias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário