O Período Entre Guerras
1- Escreva em forma de tópicos. Quais foram os principais aspectos do crack (quebra) da Bolsa de Nova York?
- A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos.
- O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre.
- O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.
- Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes.
- Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram.
- Controle sobre bancos e instituições financeiras;
- Construção de obras de infra-estrutura para a geração de empregos e aumento do mercado consumidor;
- Concessão de subsídios e crédito agrícola a pequenos produtores familiares;
- Criação de Previdência Social, que estipulou um salário mínimo, além de garantias a idosos, desempregados e inválidos;
- Controle da corrupção no governo;
- Incentivo á criação de sindicatos para aumentar o poder de negociação dos trabalhadores e facilitar a defesa dos novos direitos instiuídos.
- Stálin obteve vitória e passou a controlar a União Soviética.
- Primeiramente, Stálin aboliu a NEP e criou os planos qüinqüenais. Neles eram estabelecidas as metas da economia russa em um prazo de cinco anos. De forma geral.
- Stálin priorizou o desenvolvimento industrial dando maior ênfase na expansão das indústrias de base (mineração, máquinas e energia).
4- Escreva em forma de tópicos. Quais foram os principais aspectos do fascismo italiano?
- O movimento fascista se desenvolveu na Itália no início da década de 1920 e acabou servindo como modelo para outros regimes políticos europeus de viés totalitário, com os da Alemanha, da Espanha e de Portugal, bem como para o “Estado Novo”, implantado no Brasil por Getúlio Vargas em 1937.
- O Fascismo surgiu no contexto do fim da Primeira Guerra Mundial, quando vários problemas, principalmente de ordem econômica, avolumaram-se no governo do rei Vítor Emanuel III.
- o nome de Fascio de combatimento, que remetia ao feixe de lictor (fascio de littorio), símbolo do poder do antigo Império Romano.
- Considerados como os principais inimigos do regime nazista, os judeus, desde o início, eram apontados como os responsáveis pela derrota da Alemanha na guerra, pela humilhação imposta pelo Tratado de Versalhes, pela instabilidade econômica do país e da República de Weimar.
- Esse partido tinha um programa político que, em meio ao agravamento da crise econômica pela qual passava a Alemanha - piorada ainda mais pela quebra da Bolsa de Nova Iorque (1929) -, representou um caminho direitista e autoritário para o país. Assim, os alemães acabariam rechaçando as propostas comunistas que disputavam o poder.
- Hitler desenvolveu sua ideologia no livro intitulado “Minha Luta (Mein Kampf, em alemão), que se tornou política do Estado totalitário quando os nazistas tomaram o poder em 1933.
- Com a crise econômica de 1929, todo o esforço de reestruturação econômica da Alemanha arrefeceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário