sexta-feira, 1 de julho de 2016

SEMANA DA ARTE MODERNA - Fabiana castello branco


1- COMO FOI A MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE 1922?

 Semana, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, foi a explosão de idéias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo movimento. Logo na abertura, Manuel Bandeira, ao recitar seu poema Os sapos, foi desaprovado pela platéia através de muitas vaias e gritos. 

2- QUAIS ERAM OS OBJETIVOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA ?

O objetivo da Semana da Arte Moderna era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922.
Representou uma verdadeira renovação da linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora e na ruptura com o passado. O evento marcou época ao apresentar novas idéias e conceitos artísticos. A nova poesia através da declamação. A nova música por meio de concertos. A nova arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura. O adjetivo "novo", marcando todas estas manifestações, propunha algo a ser recebido com curiosidade ou interesse. 

3- QUAIS FORAM AS REAÇÕES DA SOCIEDADE AO EVENTO?
No evento, havia um grupo que lutava contra os valores estéticos conservadores e não aceitava a submissão às propostas oriundas da Europa. Esse grupo atacava ferozmente os hábitos de vários brasileiros, principalmente da burguesia urbana, que eram fascinados pela moda, pelos hábitos e diversões do Velho Continente. De fato, colocavam em xeque a ideia de que o Brasil precisava “copiar” o modelo civilizatório europeu para que o país tivesse condições de superar seus problemas e “atrasos”.



4- QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS ARTISTAS MODERNISTA?

primeira geração do modernismo aconteceu de 1922 a 1930. A Semana de Artes Modernas de 1922 marcou o início do movimento. Os principais autores desta geração são Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Alcântara Machado, Raul Bopp e Guilherme de Almeida.

5- COM UM TEXTO EXPLICATIVO, INSERIR OBRAS DE ARTE:



primeira geração do modernismo aconteceu de 1922 a 1930. A Semana de Artes Modernas de 1922 marcou o início do movimento. Os principais autores desta geração são Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Alcântara Machado, Raul Bopp e Guilherme de Almeida.

A) tarslia do Amaral


A artista sempre gostou da arte e era perfeccionista. Seu primeiro quadro ainda na época em que estudava, foi chamado de Sagrado Coração de Jesus. Ela utilizou várias técnicas e seguiu muitas tendências como o impressionismo, o cubismo e o modernismo. Tarsila sempre teve muita personalidade e queria ser reconhecida em seu país como uma pintora bem sucedida.
Cubismo
Em seus trabalhos, utilizando a técnica cubista, pintava com cores caipiras, fortes e vivas, e usava como temas em suas telas o Brasil rural e urbano e cenas do cotidiano. Era uma forma de retratar na pintura os elementos naturais e humanizados da paisagem de uma maneira que brincava com as formas e cores. A pintura cubista retrata o uso das formas geométricas.
Modernismo
Recém-chegada ao Brasil a pintora ficou encantada com a técnica modernista e passou usá-la abordando em suas obras temas de caráter social e do cotidiano, além de temas como a fauna e a flora brasileira. Vivenciou a fase chamada de antropofágica e uma estética fora dos padrões convencionais.
B)Joao Candido Portinari

Em suas obras, o artista conseguia retratar as questões sociais sem desagradar ao governo de sua época. Como viveu no momento de efervescência do modernismo brasileiro, Portinari se aproxima de suas técnicas, no entanto, sua principal influência será o modernismo europeu - sem deixar de criar uma obra expressivament brasileira em suas temáticas.
Inicialmente, a pintura de Portinari é influenciada pelo espanhol Zuloaga e pelos italianos do século 15, sobretudo Piero della Francesca. Quando foi à Paris, foi extremamente influenciado pela arte obra de Chagall. Em 1931, Portinari faz uma exposição na qual apresenta seus trabalhos fortemente influenciadas pelo movimento muralista mexicano, revelando uma tendência à simplificação. Essa influência fez de sua pintura um importante instrumento de denúncia social. O artista buscou inspiração nas secas do nordeste, a dura realidade de famílias nordestinas e os retirantes, acentuando o sofrimento.
A partir de 1948, Portinari começa a revelar trabalhos mais expressionistas, acentuando as cores em suas pinturas, mas seu estilo é simplificado, influenciado pelo Cubismo, sobretudo por Picasso.
Nas suas pinturas, notamos sua proximidade com o cubismo e o surrealismo, correntes artísticas das vanguardas europeias, além da influência até mesmo dos muralistas mexicanos, especialmente, em seus painéis. No entanto, Portinari não perdeu totalmente sua arte figurativa, que sempre dava um tom também tradicional às suas obras.

A SEMANA DE ARTE MODERNA- LUIS HENRIQUE DE MATOS CARVALHO

1.Como foi a manifestação cultural de 1922?explique.

    A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européias mais conservadoras. O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti. a semana da arte moderna foi inspirada nas vanguardas europeias, sendo elas:Cubismo,Futurismo,Dadaísmo,surrealismo ,expressionismo.

 
2.Quais eram os objetivos da semana da arte moderna?
 
O objetivo da Semana da Arte Moderna era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922. movimento esse que demorou anos para ser reconhecido,pois no caminho dos artistas havia uma elite conservadora e bastante racista.


3.Quais foram as reações da sociedade ao evento?


A Semana, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, foi a explosão de idéias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo movimento. Logo na abertura, Manuel Bandeira, ao recitar seu poema Os sapos, foi desaprovado pela platéia através de muitas vaias e gritos. 

Durante a leitura do poema "Os Sapos", de Manuel Bandeira (leitura feita por Ronald de Carvalho) , o público presente no Teatro Municipal fez coro e atrapalhou a leitura, mostrando desta forma a desaprovação.

No dia 17 de fevereiro, Villa-Lobos fez uma apresentação musical. Entrou no palco calçando num pé um sapato e em outro um chinelo. O público vaiou, pois considerou a atitude futurista e desrespeitosa. Depois, foi esclarecido que Villa-Lobos entrou desta forma, pois estava com um calo no pé.

4.Quais foram os principais artistas?


Oswald de Andrade

Anita Malfatti

Mario de andrade

Heitor villa-lobos

paulo prado

Ronald de carvalho

5.Com texto explicativo. inserir duas obras de arte: 
A) Tarsillia do amaral- 


A Negra 1923

 A Negra: foi pintada pela artista em 1923, quando estudava arte em uma academia de Paris. Para ela, o quadro era a recordação de sua infância na fazenda, onde as negras - escravas cuidavam das crianças e eram muitas vezes suas amas-secas, como uma espécie de mãe de leite para o bebê quando as suas sinhás não o conseguiam produzir



Abopuru 1928

Abopuru: Foi pintada em 1928, A obra mostra uma figura irregular em suas formas, braços e pernas grandes com a cabeça pequena, representando a valorização do trabalho braçal comum à época, a figura sentada no chão traz à tona a relação do homem com a terra, especificamente o Brasil.
B)joão candido portinari-  
 



Portinari quer mostrar em sua tela uma realidade social ,que a maioria parece não querer ver, com uma intenção clara de denúncia social, problemas de miséria, ignorância, opressão nas relações de trabalho e apresentando a força da natureza sobre um homem completamente desprotegido.

A natureza aparece como elemento fundamental na tela, um ambiente semiárido semelhante a uma paisagem desértica, cheia de pedras e restos de ossos, que parece conspirar contra a família de migrantes, expulsando-a não se sabe bem para onde. A monotonia marca o tom do ambiente, não há florestas nem montanhas para distrair a visão e atenuar a secura. Quase sempre sinistra e desolada, a paisagem permite que se veja longe e fundo, tornando ainda mais ostensivo o drama dos retirantes.



O quadro pintado em 1934 por Portinari tornou-se uma de suas mais famosas obras. Nele, temos um trabalhador negro - típico das fazendas de café do século vinte, com uma enxada nas mãos e plantações ao fundo. Na pintura, o modelo aparece com os braços e pés maiores que o resto do corpo, o que demonstra a aproximação de Portinari com o expressionismo.

a semana da arte moderna-petrick schmitt



1- como foi a manifestação cultural de 1922?explique.

A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação artística na linguagem, na busca pela experimentação, na liberdade criadora e uma ruptura com o passado. A arte passou a ser modernista. Representou o espírito de uma época disposta a apresentar novas ideias e conceitos. A poesia deixou de ser apenas escrita e passou a ser também declamada; a música passou a ser apresentada também em concertos ao invés de ser unicamente orquestrada com sinfônicas; e as arte plásticas ganharam maior visibilidade sendo exibidas em telas, esculturas e maquetes arquitetônicas, com desenhos arrojados e modernos.

2-quais eram os objetivos da semana de arte moderna?

A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, de 11 a 18 de fevereiro, no Teatro Municipal.

Durante os sete dias de exposição, foram expostos quadros e apresentadas poesias, músicas e palestras sobre a modernidade,o que deixou indignados alguns escritores e artistas de renome.

A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas idéias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse.

Participaram da Semana nomes consagrados do Modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Sérgio Milliet entre outros.




3-quais foram as reações da sociedade ao evento?

A Semana de Arte Moderna foi realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O festival contou com uma exposição com cerca de 100 obras de diversos artistas plásticos, entre eles os pintores Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Ferrignac, John Graz, Vicente do Rego Monteiro, Zina Aita, Yan de Almeida Prado e Antônio Paim Vieira. A programação musical trazia composições de Villa-Lobos e Debussy, interpretadas por Guiomar Novaes e Ernani Braga, entre outros, e três sessões lítero-musicais noturnas, que tiveram a participação dos literatos e escritores Graça Aranha, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade, Renato de Almeida, Ronald de Carvalho, Tácito de Almeida, além de Manuel Bandeira, que, por motivos de saúde, não compareceu à Semana, mas enviou o poema Os Sapos, lido por Ronald de Carvalho na segunda noite do evento.
-A Semana de Arte Moderna foi realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O festival contou com uma exposição com cerca de 100 obras de diversos artistas plásticos, entre eles os pintores Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Ferrignac, John Graz, Vicente do Rego Monteiro, Zina Aita, Yan de Almeida Prado e Antônio Paim Vieira. A programação musical trazia composições de Villa-Lobos e Debussy, interpretadas por Guiomar Novaes e Ernani Braga, entre outros, e três sessões lítero-musicais noturnas, que tiveram a participação dos literatos e escritores Graça Aranha, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade, Renato de Almeida, Ronald de Carvalho, Tácito de Almeida, além de Manuel Bandeira, que, por motivos de saúde, não compareceu à Semana, mas enviou o poema Os Sapos, lido por Ronald de Carvalho na segunda noite do evento.


4 quais foram os principais artistas,modernistas?

tarsilia do amaral,joão candido portinari,milton dacosta,lazar segal

5-com texto explicativo.inseris duas obras de arte;

a)tarsilia do amaral;

Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886
joão candido potinari;

é um professor e escritor brasileiro. Único filho de Candido Portinari, é o fundador e diretor-geral do Projeto Portinari. É matemático com doutorado em engenharia de telecomunicações.[1]

Foi premiado com o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria "Arquitetura e Urbanismo, Comunicação e Artes", em 2005, peloCatálogo Raisonné da obra completa de seu pai e também com o prêmio Prêmio Sérgio Milliet, no mesmo ano.






semana da arte moderna- willyannikson mattos

1-como foi a manifestaçao cultural de 1922?
A Semana de Arte Modernafoi um movimento cultural, que ocorreu no estado de São Paulo, no ano de 1922.


2- quais eram os objetivos da semana da arte moderna?
O objetivo da Semana da Arte Moderna era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922.


3-quais foram as reaçoes da sociedade ao evento?
reações foram intensas, houve vaia e coro do público.

4-Quias foram os principais artistas, modernista?

Anita Malfatti (pintora)
Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor)
Victor Brecheret (escultor)
- Wilhelm Haarberg (escultor)


5-com texto explicativo, inserir obras de arte:
A) tarslia do Amaral


Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha). 

Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.

Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura.







B)Joao candido portinari

Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política.

Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro; visitou muitos países, entre eles, a Espanha, a França e a Itália, onde finalizou seus estudos.

No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida.

Dentre suas obras, destacam-se: "A Primeira Missa no Brasil", "São Francisco de Assis" e Tiradentes". Seus retratos mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário de Andrade.






A SEMANA DE ARTE MODERNA. Daniel Abreu Dos Santos

1- Como foi a manifestação cultural de 1922? Explique.
A Semana de Arte moderna ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. As novasvanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época. A Semana de Arte Moderna se encaixa no contexto da Republica Velha(1889-1930), controlada pelas oligarquias cafeeiras - as famílias quatrocentonas - e pela politica do cafe com leite (1898-1930). O capitalismo crescia no Brasil, consolidando a república e a elite paulista, esta totalmente influenciada pelos padrões estéticos europeus mais tradicionais.
Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o correio Paulistano, órgão do partido governista paulista, em 29 de janeiro de 1922.





2- Quais eram os objetivos da semana de arte moderna?

Representou uma verdadeira renovação da linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora e na ruptura com o passado. O evento marcou época ao apresentar novas idéias e conceitos artísticos. A nova poesia através da declamação. A nova música por meio de concertos. A nova arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura. O adjetivo "novo", marcando todas estas manifestações, propunha algo a ser recebido com curiosidade ou interesse.




3- Quais foram as reações da sociedade ao evento?
 o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época





4- Quais foram os principais artistas, modernistas?


Anita Malfatti (pintora)
Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor)
Victor Brecheret (escultor)
- Wilhelm Haarberg (escultor)
Mario de Andrade (escritor)
Oswald de Andrade (escritor)
- Sérgio Milliet (escritor)
- Plínio Salgado (escritor)
- Menotti del Picchia (escritor)


5- Com texto explicativo, inserir duas obras de arte:


a)Tarsilia do Amaral:



A tela foi pintada por Tarsila em 1928 e oferecida ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade. Os elementos que constam da tela, especialmente a inusitada figura, despertaram em Oswald a ideia de criação do Movimento Antropofágico. O Movimento consistia na deglutição da cultura estrangeira, incorporando-a na realidade brasileira para dar origem a uma nova cultura transformada, moderna e representativa da nossa cultura.

A Negra 1923


A Negra: foi pintada pela artista em 1923, quando estudava arte em uma academia de Paris. Para ela, o quadro era a recordação de sua infância na fazenda, onde as negras - escravas cuidavam das crianças e eram muitas vezes suas amas-secas, como uma espécie de mãe de leite para o bebê quando as suas sinhás não o conseguiam produzir. Fala-se dessa obra que teria sido a obra que já indicava o surgimento da antropofagia na obra de Tarsila. Claramente, na pintura, estão presentes elementos do cubismo ao fundo da tela e a não necessidade de rigor em relação às formas. Em A Negra temos a representação do ambiente tipicamente tropical brasileiro com a folha de bananeira que atravessa o fundo da imagem, a figura central da foto carrega certa tristeza em seus gestos, também situação vivida pelos escravos no Brasil da época

 
b) João Candido Portinari


O lavrador de cafe 1934, Candido Portinari

Nas principais obras de Portinari, encontramos os temas que frequentemente ele visitava em suas pinturas como as questões sociais, a fauna e flora. Com certeza, dentre as suas mais de cinco mil obras, há maior destaque para os painéis Guerra e Paz (1953-1956), que foram presenteados à sede da ONU em 1956, sendo a obra mais expressiva do artista. Também é a obra "O Lavrador de Café", 1939, um dos mais importantes trabalhos da arte brasileira.






A primeira missa no Brasil 1948, Candido Portinari

Também, nessas obras, temos as grandes influências do artista como o cubismo, o surrealismo e até mesmo o muralismo mexicano, além da sua arte figurativa, que valorizava as tradições da pintura. No entanto, utilizou também técnicas das vanguardas modernistas europeias.

A SEMANA DA ARTE MODERNA- Gabriel Soares de Lima

1- Como foi a manifestação de 1922?
A Semana de Arte moderna ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. As novas vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época. A Semana de Arte Moderna se encaixa no contexto da República Velha (1889-1930), controlada pelas oligarquias cafeeiras - as famílias quatrocentonas - e pelapolítica do café com leite (1898-1930). O capitalismo crescia no Brasil, consolidando a república e a elite paulista, esta totalmente influenciada pelos padrões estéticos europeus mais tradicionais.

Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano, órgão do partido governista paulista, em 29 de janeiro de 1922.
2- Quais eram os objetivos da Semana da Arte Moderna?
Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual.

3- Quais foram as reações da sociedade ao evento?
mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época.

4- Quais foram os principais artistas, modernistas?
Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de AndradeOswald de Andrade,Víctor BrecheretPlínio SalgadoAnita MalfattiMenotti Del PicchiaGuilherme de AlmeidaSérgio MillietHeitor Villa-Lobos,Tácito de AlmeidaDi Cavalcanti entre outros, e como um dos organizadores o intelectual Rubens Borba de Moraes que, entretanto, por estar doente, dela não participou. Na ocasião da Semana de Arte Moderna, Tarsila do Amaral, considerada um dos grandes pilares do modernismo brasileiro, se encontrava em Paris e, por esse motivo, não participou do evento.

5- Com texto explicativo. Inserir duas obras de arte;

a) Tarsília do Amaral
Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti.

                                                                         Abaporu
É uma pintura a óleo da artista brasileira Tarsila do Amaral.Hoje é a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$ 2,5 milhões, pago pelo colecionador argentino Eduardo Costantin em 1995 em leilão realizado na Christies, o quadro pertencia ao empresário brasileiro Raul Forbes, desde 1985. Encontra-se exposta no Museu de arte latino-americana de Buenos Aires(MALBA).


                                                                    A CAIPIRINHA


Sinto-me cada vez mais brasileira: quero ser a pintora da minha terra. Como agradeço por ter passado na fazenda a minha infância toda/Quero na arte ser a caipirinha de São Bernardo, brincando com bonecas de mato, como no último quadro que estou pintando." - Este último quadro era "A Caipirinha" com muita geometria mas com cenário da vida rural brasileira. Lá esta ela nos versos de Drummond: " Tarsila/medularmente paulistinha de Capivari"


b) João Candido Portinari
Candido Torquato Portinari foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos.



                                                                                          OS RETIRANTES 1944
Portinari quer mostrar em sua tela uma realidade social ,que a maioria parece não querer ver, com uma intenção clara de denúncia social, problemas de miséria, ignorância, opressão nas relações de trabalho e apresentando a força da natureza sobre um homem completamente desprotegido.




O quadro pintado em 1934 por Portinari tornou-se uma de suas mais famosas obras. Nele, temos um trabalhador negro - típico das fazendas de café do século vinte, com uma enxada nas mãos e plantações ao fundo. Na pintura, o modelo aparece com os braços e pés maiores que o resto do corpo, o que demonstra a aproximação de Portinari com o expressionismo. Essa deformação das figuras era traço marcante do pintor, representava a sua necessidade de valorizar o trabalhador brasileiro e, ao mesmo tempo, demonstrar a figura dramática e comovente do negro, marcado pelo sofrimento do trabalho duro nas fazendas. Ao lado do lavrador, no quadro, temos uma árvore decepada, símbolo do desmatamento que já começara naquela época, extinção da fauna e flora brasileira, da qual Portinari sempre foi admirador dando a ela, inclusive, espaços em suas mais variadas obras. Ao fundo temos os pés de café, que já estão indo em direção ao local de escoamento, encontrando-se também com os montes de grãos também ao fundo, o que denota a superprodução da época, neste sentido, o olhar do lavrador parece ser também expressivo, como quem compreende o desmatamento, a exploração e devastação da flora.




A SEMANA DA ARTE MODERNA Fernanda Onetta

A SEMANA DA ARTE MODERNA

1- Como foi a manifestação cultural de 1922? Explique 
Durante uma semana a cidade entrou em plena ebulição cultural, sob a inspiração de novas linguagens, de experiências artísticas, de uma liberdade criadora sem igual, com o consequente rompimento com o passado. Novos conceitos foram difundidos e despontaram talentos como os de Mário e Oswald de Andrade na literatura, Victor Brecheret na escultura e AnitaMalfatti na pintura.

2- Quais eram os objetivos da semana da Arte Moderna?
O objetivo da Semana da Arte Moderna era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922.

3- Quais foram as relações da sociedade ao evento?
No evento, havia um grupo que lutava contra os valores estéticos conservadores e não aceitava a submissão às propostas oriundas da Europa. Esse grupo atacava ferozmente os hábitos de vários brasileiros, principalmente da burguesia urbana, que eram fascinados pela moda, pelos hábitos e diversões do Velho Continente. De fato, colocavam em xeque a ideia de que o Brasil precisava “copiar” o modelo civilizatório europeu para que o país tivesse condições de superar seus problemas e “atrasos”.

4- Quais foram os principais artistas, modernistas?
Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Manuel Bandeira.
Modernistas, revistas Klaxon e Antropofágica.

5- Com texto explicativo. inserir duas obras de arte:

a) Tarsílla do Amaral
Foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

b) João Candido Portinari
É um professor e escritor brasileiro. Único filho de Candido Portinari, é o fundador e diretor-geral do Projeto Portinari. É matemático com doutorado em engenharia de telecomunicações. Foi premiado com o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria "Arquitetura e Urbanismo, Comunicação e Artes", em 2005, pelo Catálogo Raisonné da obra completa de seu pai e também com o prêmio Prêmio Sérgio Milliet, no mesmo ano. Atuou na busca pelo quadro O Lavrador de Café, roubado do Museu de Arte de São Paulo (MASP) em 2008, que foi achado sem danificações pela polícia e agentes federais. Ele pediu para reforçarem a segurança do MASP, de onde também foi roubado um quadro de Pablo Picasso.Também escreveu vários livros sobre a vida e a obra de Portinari, com destaque para o livro Menino de Brodowski.




A SEMANA DE ARTE MODERNA - DÉBORA BIANCA

1- Como foi a manifestação de 1922?
A Semana de Arte moderna ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. As novas vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época. A Semana de Arte Moderna se encaixa no contexto da República Velha (1889-1930), controlada pelas oligarquias cafeeiras - as famílias quatrocentonas - e pelapolítica do café com leite (1898-1930). O capitalismo crescia no Brasil, consolidando a república e a elite paulista, esta totalmente influenciada pelos padrões estéticos europeus mais tradicionais.
Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano, órgão do partido governista paulista, em 29 de janeiro de 1922.
2- Quais eram os objetivos da Semana da Arte Moderna?
A Semana, de uma certa maneira, nada mais foi do que uma ebulição de novas idéias totalmente libertada, nacionalista em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão. Não se tinha, porém, um programa definido: sentia-se muito mais um desejo de experimentar diferentes caminhos do que de definir um único ideal moderno. Em seu primeiro dia foi recitado o poema "Os sapos" de Manuel Bandeira, ao som de relincho, vaias e gritos; nos outros dias houve exposições e música.

3- Quais foram as reações da sociedade ao evento?
Na época, boa parte da mídia reagiu de forma conservadora ao Movimento da Semana de Arte de 1922 referindo-se aos vanguardistas como "subversores da arte", "espíritos cretinos e débeis" ou "futuristas endiabrados". Mas, uma exceção foi o jornal Correio Paulistano que apoiou os lançamentos e críticas do movimento

4- Quais foram os principais artistas, modernistas?
primeira geração do modernismo aconteceu de 1922 a 1930. A Semana de Artes Modernas de 1922 marcou o início do movimento. Os principais autores desta geração são Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Alcântara Machado, Raul Bopp e Guilherme de Almeida.

5- Com texto explicativo. Inserir duas obras de arte;

a) Tarsillia do Amaral
A Negra 1923

A Negra: foi pintada pela artista em 1923, quando estudava arte em uma academia de Paris. Para ela, o quadro era a recordação de sua infância na fazenda, onde as negras - escravas cuidavam das crianças e eram muitas vezes suas amas-secas, como uma espécie de mãe de leite para o bebê quando as suas sinhás não o conseguiam produzir. Fala-se dessa obra que teria sido a obra que já indicava o surgimento da antropofagia na obra de Tarsila. Claramente, na pintura, estão presentes elementos do cubismo ao fundo da tela e a não necessidade de rigor em relação às formas. Em A Negra temos a representação do ambiente tipicamente tropical brasileiro com a folha de bananeira que atravessa o fundo da imagem, a figura central da foto carrega certa tristeza em seus gestos, também situação vivida pelos escravos no Brasil da época.

Abopuru 1928
Abopuru: foi pintada pela artista em 1928, obra que inaugura o movimento antropofágico dentro do modernismo brasileiro. Atualmente é a tela brasileira mais valorizada do mundo, alcançando o valor de 1,5 milhões pagos por um argentino. A obra encontra-se exposta no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires. Alguns críticos chegaram a sugerir que Abaporu, seria uma reescritura de O Pensador, de Auguste Rodin. A obra mostra uma figura irregular em suas formas, braços e pernas grandes com a cabeça pequena, representando a valorização do trabalho braçal comum à época, a figura sentada no chão traz à tona a relação do homem com a terra, especificamente o Brasil, diante de um cactos que desponta como uma espécie de flor, tendo ao fundo um céu azul e um sol amarelo, inevitavelmente essas cores nos remetem às cores da nação brasileira.

b) João Candido Portinari

A primeira missa no Brasil 1948, Candido Portinari
Também, nessas obras, temos as grandes influências do artista como o cubismo, o surrealismo e até mesmo o muralismo mexicano, além da sua arte figurativa, que valorizava as tradições da pintura. No entanto, utilizou também técnicas das vanguardas modernistas europeias.




O " Lavrador de Café", pintura que mede 1 metro por 80 centímetros  retrata um trabalhador negro em uma fazenda de café do início do século 20, está entre as obras mais conhecidas do artista e é importante representação desse interesse de Portinari pela temática nacional.

No quadro O  Lavrador de  Café  o modelo   aparece  bem  mais    musculoso   do  que   o  normal .  A figura   deformada com pés e mãos enormes  é  o  que aproxima  do  Pintor   Portinari   ao   expressionismo .
Aumentar o  tamanho  do corpo  de seus personagens  era  o  jeito  que o artista usava para mostrar a  importância do trabalhador  brasileiro.

SEMANA DA ARTE MODERNA

sexta-feira, 20 de maio de 2016

O PERÍODO ENTREGUERRAS/ LARISSA


1- Escreva em forma de tópicos . Quais foram os principais aspectos do crack (quebra) da Bolsa de Nova York ?

Fotografia da algomeração de uma multidão
de pessoas em frente a bolsa de valores
- R :   >  Com a diminuição das exportações para a Europa, 
               as indústrias norte-americanas começaram a                                aumentar os estoques de produtos, pois já não                            conseguiam mais vender como antes.
           > A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados                     Unidos eram o maior comprador do café brasileiro.  
              Com a crise, a importação deste produto diminuiu    
              muito e os preços do café brasileiro caíram. 
         >  outubro de 1929, percebendo a desvalorizando                           das ações de muitas empresas, houve uma correria                       de investidores que pretendiam vender suas ações.




2- Escreva em forma de tópicos . Quais são os principais aspectos do New Deal ?


Trabalhadoras New Deal

       - R :>  Foi um conjunto de medidas econômicas e sociais tomadas                   pelo governo Roosevelt, entre os anos de 1933 e 1937 .

              >  Fortes investimentos estatais em obras públicas.
              >  Reforma do sistema bancário e monetário.
              >  Criação de medidas voltadas para a área social .










3- Escreva em forma de tópicos . Quais foram os principais aspectos do governo do Stalin , na URSS?


               
O governo de Stalin
- R : > Primeiramente, Stálin aboliu a NEP e criou os planos          qüinqüenais. Neles eram estabelecidas as metas da             economia russa em um prazo de cinco anos.
     > De forma geral, Stálin priorizou o desenvolvimento               industrial dando maior ênfase na expansão das                     indústrias de base (mineração, máquinas e energia). 
      > Sob o aspecto político, Stálin exerceu forte controle              sobre as atividades do Partido Comunista. 


      

4 - Escreva em forma de tópicos . Quais foram os principais aspectos do fascismo Italiano ? 


             - R : > Era um sistema político, econômico e social que ganhou                       força após a Primeira Guerra Mundial, principalmente nos                        países em crise econômica (Itália e Alemanha).
                   > Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano                        Benito Mussolini. Na Alemanha, Adolf Hitler foi o símbolo                         do fascismo, que neste país ganhou o nome de nazismo. 
                   > Este sistema terminou com a derrota do Eixo (Alemanha,                      Itália e Japão) na Segunda Guerra Mundial (1939-45). 



5- Escreva em forma de tópicos . Quais foram os principais aspectos do nazismo na Alemanha ?


                 - R : > O nazismo caracterizou-se por ser, no século                                     XX, um dos regimes políticos desenvolvedores                                   de ideologias perversas e de  projetos políticos                                   totalitários.

                      > O Termo Nazismo advém da abreviatura "nazi" que                         sintetiza o nome do " Partido Nacional Socialista dos                         Trabalhadores Alemães. Esse partido foi fundado                               logo após o término da Primeira Guerra Mundial                                em 1918.